Nota oficial Museu Nacional

Nota de solidariedade da FAV ao Museu Nacional da UFRJ

Por Edvaldo Pontes. Em 25/09/18 18:20. Atualizada em 25/09/18 18:23.
Logo do Museu Nacional

O Conselho Diretor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás vem a público manifestar seu apoio e solidariedade à comunidade afetada diretamente pelos recentes acontecimentos envolvendo o incêndio no Museu Nacional e alguns de seus desdobramentos, nocivos à toda sociedade.

A relevância do acervo desse museu para a ciência brasileira e internacional é notória e vem sendo apreciada por colegas em instituições de pesquisa que já manifestaram publicamente seu apoio. Em meio às muitas manifestações em uníssono, destaca-se, por exemplo, a carta divulgada pelo ICOM_Conselho Internacional de Museus_ que, ao citar itens populares e raros das coleções, manifestou o repúdio às manobras políticas que vem sendo articuladas para desviar a responsabilidade da gestão dos museus daqueles que de fato as tem.

Nesse sentido, acreditamos que responsabilizar a gestão universitária pela precariedade das condições de trabalho nos museus brasileiros é um desserviço à população brasileira e à comunidade científica internacional. Não apenas essa é uma acusação leviana, como também não corrobora para a solução dos desafios gravíssimos sobre os quais deveríamos todos nos debruçar: a gestão do patrimônio cultural de nosso país.

Para a área de Artes, a perda é igualmente grave. Vale destacar que, na FAV/UFG, há projetos em andamento relacionados ao acervo do museu destruído pelo fogo.

Nosso pensamento está com os amigos, colegas professores e funcionários do museu que tiveram suas carreiras abruptamente transformadas pelo incêndio ocorrido no museu.

Nossos votos são de lucidez, coragem e ânimo a todos aqueles que de algum modo foram atingidos e também aos que trabalham agora para uma reconstrução das atividades nos museus brasileiros.

Estamos juntos!

Fonte: Conselho Diretor da Faculdade de Artes Visuais | UFG