Foto Deriva do Bem

Projeto de extensão Deriva do Bem comemora 10 anos!

Por Cátia Ana Baldoino da Silva. Em 18/06/21 09:56. Atualizada em 18/06/21 11:14.

Coordenado pelo docente Bráulio Vinícius Ferreira e pelo egresso Altillierme Carlo Pereira dos Santos o projeto existe desde de 2011

As ações de extensão, integradas ao ensino e pesquisa dentro da Universidade Federal de Goiás, tem um caráter interdisciplinar, educativo, cultural, científico, tecnológico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade (RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 39/2020). Dentre as várias ações em curso na Faculdade de Artes Visuais, o projeto de extensão Deriva do Bem tem uma atuação longeva, sendo desenvolvido há dez anos. Segue abaixo o relato da coordenação do projeto.

A Deriva do Bem tem por objetivo realizar o encontro com a cidade e com o homem que a habita. É um estímulo à reflexão, experiência e memória. Além de reviver memórias afetivas, a Deriva propõe às pessoas um 'mergulho' na cidade, promovendo assim novas memórias afetivas, a construção da consciência na relação corpo-cidade e o desenvolvimento do olhar.

Nascida em 2008, a Deriva do Bem surgiu como uma disciplina optativa no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mas seu alcance e desdobramento fizeram com que, desde 2012, se tornasse num projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais (FAV-UFG).

Foto Deriva do Bem
Bate Papo Deriva do Bem 2012 - Centro Cultural UFG.

A ideia do projeto é simples e explica também o nome: convidar as pessoas para caminhar pela cidade, muitas vezes sem um roteiro preestabelecido, para vê-la com mais atenção e cuidado. Ainda, o projeto pede aos participantes a doação de leite para uma entidade que apoia o trabalho de recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de Goiânia.

Coordenada por Bráulio Vinícius Ferreira e Altillierme Carlo, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAV, o projeto de extensão ao longo desses 10 anos contou com dezenas de colaboradores, estudantes de arquitetura de várias universidades, arquitetos, professores, engenheiros, advogadas, psicólogas que formaram uma equipe multidisciplinar. Equipe que passa a lançar olhares outros para a cidade, agora de uma forma mais atenta e observadora.

Mesa do Bate Papo Deriva do Bem 2012 - Arquiteta e Professora Márcia Metran,
Fotógrafo Hélio de Oliveira e o Escritor Alexandre Marino.

Henri Cartier-Bresson afirmava que "Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração." Essa experiência sensitiva promovida pela Deriva do Bem é registrada através da fotografia, do desenho, de depoimentos e da poesia.

A pandemia tirou muito das nossas vidas e, infelizmente, muitas vidas. Além disso, como medida protetiva, para reduzir o contágio do vírus, ficamos limitados ao contato social, ao encontro. Em tempos difíceis como o que temos atravessado, a Deriva do Bem iniciou no Instagram uma retrospectiva das 13 edições realizadas pelo projeto, sendo: 3 na Cidade de Goiás e 10 em Goiânia - percorrendo o Setor Central, Setor Campinas, Jardim Botânico, Setor Sul e Bairro Itatiaia.  Ao longo desses 10 anos reunimos mais de 1500 imagens e 500 depoimentos - que são verdadeiras declarações de amor à Cidade - e rememorar bons momentos é uma das boas maneiras de atravessarmos esse período juntos.

Concentração da Deriva do Bem 2015 - Setor Sul _ autor: Lá do Alto

Foto Deriva do Bem
Encerramento da Deriva do Bem 2015 - Cidade de Goiás.

“Olhar para a cidade pode dar um prazer especial, por mais comum que possa ser o panorama. Como obra arquitetônica, a cidade é uma construção no espaço, mas uma construção em grande escala; uma coisa só percebida no decorrer de longos períodos de tempo."  Para Kevin Lynch a cidade é um organismo vivo que está em constante mudança e é necessária a percepção e participação da sociedade em relação às mudanças, não só físicas mas também legislativas, como é o caso do Plano Diretor da Cidade de Goiânia, que mesmo em tempos de pandemia continuou a discutir os rumos da cidade com a participação popular bastante resumida. Esse é um dos convites que a Deriva do Bem faz à sociedade.

Até que possamos retomar nossa imersão à cidade, a Retrospectiva da Deriva do Bem é um convite a manter viva as memórias de experiências e a expectativa do retorno ao convívio social. Em 2021 estão programadas algumas ações para a celebração, então fique ligado em nossas redes sociais. Venha conosco nesse passeio fotográfico, revivendo cada momento.

Foto Deriva do Bem
Concentração da Deriva do Bem 2017 - Campinas.

E se você participou de alguma edição e não compartilhou conosco as 5 fotografias e o depoimento, sempre é tempo. Envie suas fotografias, depoimentos, e não se esqueça de nos dizer qual edição você está registrando.

Além da nossa retrospectiva teremos outras ações digitais que esse momento permite realizar. Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Aguardamos seu email: derivadobem@gmail.com

Instagram: @derivadobem