Deriva do Bem 2015 _Cidade de Goiás

Por Wilder Fioramonte. Em 26/10/15 17:43.

Deriva do Bem é uma expedição que reúne um grupo de pessoas que tem, como interesse comum, a cidade, a fotografia e a memória, e, como objetivo, promover o encontro com a cidade utilizando o registro imagético como forma de expressão da memória.

Endereços eletrônicos para a deriva do bem.

www.derivadobem.com.br

A atividade nasceu em 2008, em uma disciplina optativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na qual alunos, divididos em grupos, andavam pelas ruas do centro da cidade, conhecendo e reconhecendo seu traçado histórico.
O objetivo da Deriva era propiciar uma visita ao centro da cidade de Goiânia e o registro através de fotografias e vídeos da cidade, da arquitetura e das pessoas que habitam, trabalham e passam pelas ruas visitadas.

Em 2010, a disciplina acadêmica deixou de ser oferecida e, dando continuidade ao projeto, um grupo de 10 estudantes, juntamente com o professor e arquiteto Bráulio Vinícius Ferreira, resolveu unir a fotografia à ação beneficente. Cada pessoa levou gêneros alimentícios e roupas usadas, para serem doados à Missão Pão e Vida, que assiste moradores de ruas e dependentes químicos. Desta forma, nasceu a Deriva Fotográfica do Bem.

Em 2011, a Deriva, ainda que realizada de maneira informal, tendo como premissa de divulgação a internet e as redes sociais, contou com a participação de 140 inscritos. Não foi cobrado nenhum valor de inscrição: a única contrapartida era a doação de dois litros de leite longa-vida. Assim, foram arrecadados 185 litros.

Em 2012, o evento, que então começava a ganhar formatação própria, alcançou a marca de 203 inscritos e arrecadou 225 litros de leite.

Em 2013, a Deriva Fotográfica do Bem se consolidou como um evento cultural relevante na cidade e apresentou o tema “O Centro que eu nunca vi”. O principal mote foi a promoção do encontro das pessoas com o centro da cidade e no centro de Goiânia, permitindo, além de uma experiência urbana sensorial, a percepção de todos os elementos que compõem a região e que, quotidianamente, são despercebidos pela maioria. 375 litros de leite foram arrecadados e a atividade contou com mais de 220 pessoas.

A Deriva Fotográfica do Bem em 2014 completou 5 anos de existência e embora a fotografia faça parte da nossa história desde o começo, as pessoas frequentam a Deriva com os mais diversos propósitos, fotografar, desenhar, comer, fazer amigos, um simples passeio, encontrar com velhos amigos, lembrar velhas história ali vividas e conhecer um centro para muitos desconhecido. Foi pensando nessas novas possibilidades que no ano de 2014 mudamos de nome. E passamos de Deriva Fotográfica do Bem para Deriva do Bem. Cidade de Ver, Sentir e Viver foi o tema da edição de 2014, que contou com a participação de mais de 250 pessoas e arrecadou mais de 350 litros de leite. Em 2014 uma atividade diferente foi proposta aos participantes: a Deriva Cega, onde os derivantes eram vendados e a relação com a cidade perdia o sentido da visão, mas ampliava os sentidos da audição e do olfato.

Em junho 2015, a Deriva do Bem se dirigiu ao setor sul e apresentou o tema “Poros dos Jardins Invisíveis”. O principal mote foi promoção do encontro das pessoas com o Setor Sul, permitindo, além de uma experiência urbana sensorial, a percepção de todos os elementos que compõem o bairro e que, quotidianamente, são despercebidos pela maioria. Ainda em 2015 a Deriva do Bem mais uma vez expande seus horizontes, agora não só dentro de Goiânia. Em Novembro, o evento ganha uma segunda edição dentro do mesmo ano. A Deriva do Bem desta vez sai pela primeira vez de Goiânia e propõe uma nova descoberta da antiga capital do estado, a Cidade de Goiás, reconhecida como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO desde 2001.

A Deriva do Bem na Cidade de Goiás acontecerá em dois momentos:

Dia 06 de Novembro, sexta-feira às 19h30 – Bate-Papo da Deriva no auditório do Colégio Santana (Praça Brasil Ramos Caiado, 35) com a participação dos arquitetos João Paulo Huguenin e Everaldo Pastori, a artesã Ádria Lopes e a filósofa Priscila da Veiga Borges para uma conversa sobre os diversos olhares que podemos empenhar sobre a Cidade de Goiás.

Dia 07 de Novembro, sábado às 08h00 – A Deriva terá início com a concentração dos participantes às 08h00 na Praça do Coreto (Centro Histório). Em seguida, será realizada a coleta dos litros de leite, e a divisão dos participantes em pequenos grupos. Com as boas-vindas e orientações aos participantes às 09h00 começa a caminhada. O encerramento será às 13h00 no Espaço Criativo, também no Centro Histórico.

Todos os registros feitos durante a expedição podem ser vistos e revistos na chamada “EXPODERIVA”, projeto que dá continuidade ao evento, através de uma exposição virtual realizada no www.blogdobraulio.com, com o envio das imagens feitas pelos participantes.

Atualmente, o acervo da fotográfico da Deriva do Bem conta com cerca de 1000 imagens enviadas por mais de 150 participantes desde a edição de 2011. O registro fotográfico da cidade, de sua arquitetura, de seus usos, e das pessoas é uma das maneiras de valorizar e preservar a história e a memória da capital do Estado, participe conosco! Deriva do Bem Cidade de Goiás!