III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte - UnB

Por Wilder Fioramonte. Em 08/09/16 16:51.

O Instituto de Artes da UnB está organizando o III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte com o tema Critica de Arte como História da Arte, com conferências de Tadeu Chiarelli, Luis Camilo Osório e Michael Asbury.

A Universidade de Brasília vai sediar em novembro o III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte de Brasília que terá como tema central a crítica de arte como história da arte. Voltado para estudantes, professores, artistas e profissionais do mercado de arte, o encontro terá participação de importantes críticos, curadores e historiadores da arte como Tadeu Chiarelli, Luiz Camilo Osório, Paula Braga e Michael Asbury, entre outros.  A coordenadora do evento, Ana Cândida Avelar, professora de Crítica de Arte Brasileira pela UnB e doutora em História das Artes Visuais pela Universidade de São Paulo, explica que o colóquio vai permitir uma reflexão não apenas sobre a crítica de arte produzida atualmente, mas também sobre a importância da crítica para construir caminhos de recepção da obra de arte e de circulação de ideias. Outras questões inevitavelmente serão tratadas no encontro, como o impacto dos padrões hegemônicos do mercado sobre a crítica e as relações entre os artistas e os críticos.  O surgimento de novos cursos de História da Arte nas universidades brasileiras – o curso de graduação em Teoria, Crítica e História da Arte da UnB foi criado em 2012 - vai afetar positivamente a crítica de arte, mas sem um consenso claro se a crítica será mais dedicada ao julgamento ou se deve servir como exame das obras, como defendem os teóricos norte-americanos, Rosalind Kraus e Hal Foster.

Nas duas últimas edições, o Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte debateu o papel do artista como professor e a produção da História da Arte no Brasil atual. No segundo colóquio houve mais de 300 participantes, e é o único evento dessa natureza no centro-oeste. Além das conferências, estão agendadas mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Para os interessados em apresentar comunicações, as inscrições foram prorrogadas até 9 de setembro e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico 3coloquiotcha@gmail.com .

Mais informações no site:

Facebook : @3coloquiotcha

SERVIÇO:

Assessoria de imprensa: 61 981791272/ clauder.diniz@gmail.com/ imprensa3coloquiotcha@gmail.com

Data: 9 – 11 de novembro

Local : UnB