Torre de transmissão - divulgação

Expedição catástrofe - Torre de Transmissão

By Wilder Fioramonte. On 09/01/17 02:04 .

Concebida pelo projeto “Expedição catástrofe: por uma arqueologia da ignorância”, a "Torre de Transmissão" parte de um dado aterrorizante: o fechamento de mais de 60.000 escolas rurais no Brasil desde 1995, o que corresponde a 8 escolas fechadas por dia nos últimos 20 anos.

 

Torre de transmissão trata-se de um totem estatístico que será implantado no dia 1º de setembro numa  paisagem rural do município de Goiânia. Ações de leitura ininterruptas dos nomes das 60.000 escolas - durante 24 horas - serão transmitidas em regime de simultaneidade (streaming) para diferentes mídias, cidades e canais.  

A ideia é ecoar os vazios abertos pelas políticas públicas de educação, agricultura e urbanização. Um registro de caráter crítico quanto aos processos de destruição da educação rural brasileira sendo uma ação, portanto, interessada em criar outro regime de visibilidade deste dado estatístico. 


Desse modo, gostaríamos de convidá-lxs à integrarem esta ação neste momento de leitura colaborativa e de profícuas conversas em torno da torre e de todo o processo deste projeto. A "Torre de Transmissão" será, entre outras coisas, disseminadora destas estatísticas alarmantes e, também, lugar imantando que durante estas 24 horas agregará pessoas interessadas em dialogar acerca das resistências e resiliências possíveis diante deste desmonte político do País. 

A transmissão é executada pela Fundação RTVE e pode ser acompanhada somente por meio de seu site: www.rtve.org.br. A TV UFG (canal 15.1 UHF e 21 NET Goiânia), de concessão da Fundação RTVE, não exibe está transmissão em sua programação.

O projeto “Expedição catástrofe: por uma arqueologia da ignorância” e a ação “Torre de Transmissão” foram contemplados pelo Rumos Itaú Cultural (2015/2016).

Torre de transmissão - divulgação

 

 

Categories: NOTÍCIAS