Especialização em Processos e Produtos Criativos

Tipo de Ensino: ( ) Presencial ( ) Semi-Presencial ( x ) À Distância
Período do curso: 06/04/2019 a 08/07/2020
Número de Vagas: 30
Encontros presenciais: CAE - Centro de Aulas das Engenharias (campus I) - 5ª Avenida, 174 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO
Mensalidade: R$ 250,00/mensal
Inscrições: ABERTAS - até dia 08/03/2019
Resultado: 12/03/2019

APRESENTAÇÃO

A ESPECIALIZAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS CRIATIVOS: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NOS ESPAÇOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM busca estabelecer um pensamento e aplicação de práticas e dinâmicas interdisciplinares centradas na inovação de base criativa e cocriativa, oriunda da metodologia de trabalho do Design Thinking. Uma dinâmica com foco em estudos de caso, integradora, de base inventiva, experimental, mas eficaz tanto na gestão escolar, quanto nos espaços formais ou não-formais de aprendizagem. Na Região Centro-Oeste, significa o estabelecimento de um vetor significativo de desenvolvimento tanto na atuação do professor quanto na atuação da escola, como facilitadores contemporâneos. Esse aspecto consolida a UFG enquanto não apenas formadora de pessoal qualificado para o mercado e socialmente responsável, mas também como instrumento de mudanças socioculturais. A UFG já conta com boa expertise de inovação, apesar de pouco conhecida por essa característica. Desse modo, o curso busca consolidar essa característica já presente na UFG, no aproveitamento de professores para o curso, além de estabelecer vínculos com outras IES, a partir da participação de seus pesquisadores que contribuirão com o desenvolvimento desse curso.

OBJETIVOS DO CURSO

Capacitar professores para a ampliação das práticas criativas, que possam ser aplicadas no cotidiano do ensino e aprendizagem – em espaços formais ou não-formais. Nesse sentido, o curso prioriza um estudo interdisciplinar através da metodologia do Design Thinking (ROWE, Peter; 1987), promovendo a atualização de ferramentas didáticas e de gestão, com base em estudos de caso reais. Estudos oriundos de situações problemas escolares. Uma proposta para expandir, de forma inventiva e prática, o trabalho pedagógico dentro das escolas. Assim, esse curso foca na potencialização do lastro inventivo e criativo no processo didático, aliado tanto às experimentações manuais, quanto através da utilização de ferramentas tecnológicas de manufatura ou digitais.

METODOLOGIA
O curso assume a estrutura de trabalho orientada à distância e, em sistema ensino semi-presencial. Enquanto estratégias de ensino, o curso adota prioritariamente a solução de problemas oriundos do cotidiano escolar a
partir de desenvolvimento de projeto e colaboração – tendo como alicerce a metodologia do design thinking (DESCOBERTA – IDEAÇÃO – INTERPRETAÇÃO – EXPERIMENTAÇÃO – EVOLUÇÃO). Além disso, possui como ambiente de interação – o sistema Moodle para desenvolvimento das disciplinas, fóruns de discussões dos conteúdos trabalhados, chats, webconferências e vídeo-aula com apresentação dos temas interdisciplinares.

PÚBLICO-ALVO

O curso de Especialização em Processos e Produtos Criativos: Práticas Interdisciplinares nos Espaços de Ensino e Aprendizagem destina-se a profissionais graduados nas áreas de Artes, Design, Pedagogia, Licenciaturas e áreas afins, em cursos reconhecidos pelo MEC, tendo como objetivos principais capacitar professores para a ampliação das práticas criativas.

Maiores Informações: (62)35211127 ou (62)35211241

Estrutura Curricular
Ementas das Disciplinas
Relação dos Docentes - CNPQ

Registre aqui seu interesse em participar do curso.

Related Files Size Archive Fingerprint
Edital - Processos e Produtos Criativos 330 Kb f70e52b9488e7a35c0ae59d41bcc6d5a
Anexo I - Processo e Produtos Criativos 88 Kb 02a1de25826d65cd627933c6a8bc7089
Anexo II - Processos e Produtos Criativos 57 Kb d5215ef77bcc8e211cc4409981c4cf54