Design de Ambientes

Atualizado em 13/02/19 08:31.

O novo currículo do Curso de Design de Ambientes foi aprovado em 2018 e paralelamente a esse processo foi solicitada a alteração do nome do curso para unicamente Design. Esse processo terá sua apreciação final em 2019 pelo Conselho Universitário da UFG e, caso aprovado, os ingressos de 2019 terão sua diplomação profissional com o título de “Designer” somente.

O que muda no novo currículo? Principalmente a fundamentação, a forma de cursar as disciplinas e a ênfase em projetos de design. A fundamentação em três semestre prioriza as principais habilidades e competências da área com dedicação aos desenhos, expressão, estudos sócio histórico e culturais em design, e a articulação estratégica entre metodologias, técnicas e tecnologias, ferramentas de trabalho e matérias do campo de projetos.

Os próximos três semestre são aglutinadores e aprofundarão as bases do curso por meio de projetos imersivos, cada um com 128h. O estudante deverá nesse semestre cursar seis projetos e poderá fazê-lo na ordem que desejar, considerando as vagas disponíveis e o seu desempenho global no curso. Durantes esses projetos, mais do que as competências e habilidades, a conduta profissional será trabalhada pois terão um longo tempo de projetação, gestão e pesquisa nas atividades de classe e laboratório com vistas a inovações principalmente incrementas.

Nos últimos dois semestres prevê-se cursar dois laboratórios autorais os quais serão aprofundados nas temáticas escolhidas com ênfase em inovação radical, aprofundamento e uma ou duas linhas de pesquisa e/ou extensão. Também é o momento de curar as disciplinas de trabalho de conclusão de curso e estágio.

Quanto ao objetivo, o curso se orienta para a formação de um profissional apto a organizar, elaborar e gerir o ciclo de vida de design de ambientes e artefatos. Esta atividade envolve a produção de objetos e soluções em variadas escalas que compõem o cotidiano humano. Também objetiva-se na estudar, aperfeiçoar e aplicar os conhecimentos e praticas referentes a sustentabilidade e o ciclo de vida do design e dos seus resultados

Dessa forma, uma vez que o aluno conclua sua graduação, seu perfil deve apresentar capacidade de trabalhar como profissional da área, desenvolvendo estratégias, métodos e soluções globais e locais podendo obter resultados interfaceados por produtos (ambientes, objetos de diversas categorias, coleções produtos como revestimentos, utensílios, móveis, acessórios como joias, cenários, expositores, vitrinas, stands, sinalizações, etc) ou sistemas de viabilização da vida humana com qualidades intrínsecas a cada cultura e tempo.

Por outro lado a forte ênfase em pesquisa (aplicada) faz desse currículo uma possibilidade de aprofundamento para pretendentes à carreira acadêmica e pós-graduação.

Coordenadora
Prof.ª Rosane Costa Badan
rosanebadan@yahoo.com.br

Coordenadora de estágio