Design de Produto/Design de Ambientes

O novo currículo do Curso de Design de Ambientes foi aprovado em 2018 e paralelamente a esse processo foi solicitada a alteração do nome do curso para  Design de Produto. Esse processo foi apreciado e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás.

O que muda no novo currículo? Principalmente a fundamentação, a forma de cursar as disciplinas e a ênfase em projetos de design. A fundamentação em três semestres prioriza as principais habilidades e competências da área com dedicação aos desenhos, expressão, estudos sócio histórico e culturais em design, e a articulação estratégica entre metodologias, técnicas e tecnologias, ferramentas de trabalho e matérias do campo de projetos.

Os próximos três semestres são aglutinadores e aprofundarão as bases do curso por meio de projetos imersivos, cada um com 128h. O estudante deverá nesse semestre cursar seis projetos e poderá fazê-lo na ordem que desejar, considerando as vagas disponíveis e o seu desempenho global no curso. Durante esses projetos, mais do que as competências e habilidades, a conduta profissional será trabalhada, pois terão um longo tempo de projetação, gestão e pesquisa nas atividades de classe e laboratório com vistas a inovações principalmente incrementas.

Nos últimos dois semestres prevê-se cursar dois laboratórios autorais os quais serão aprofundados nas temáticas escolhidas com ênfase em inovação radical, aprofundamento e uma ou duas linhas de pesquisa e/ou extensão. Também é o momento de cursar as disciplinas de trabalho de conclusão de curso e estágio.

Quanto ao objetivo, o curso se orienta para a formação de um profissional apto a organizar, elaborar e gerir o ciclo de vida de design de ambientes e artefatos. Esta atividade envolve a produção de objetos e soluções em variadas escalas que compõem o cotidiano humano. Também objetiva-se a estudar, aperfeiçoar e aplicar os conhecimentos e práticas referentes a sustentabilidade e o ciclo de vida do design e dos seus resultados.

Dessa forma, uma vez que o aluno conclua sua graduação, seu perfil deve apresentar capacidade de trabalhar como profissional da área, desenvolvendo estratégias, métodos e soluções globais e locais podendo obter resultados interfaceados por produtos (ambientes, objetos de diversas categorias, coleções produtos como revestimentos, utensílios, móveis, acessórios como joias, cenários, expositores, vitrinas, stands, sinalizações, etc) ou sistemas de viabilização da vida humana com qualidades intrínsecas a cada cultura e tempo. 

Por outro lado a forte ênfase em pesquisa (aplicada) faz desse currículo uma possibilidade de aprofundamento para pretendentes à carreira acadêmica e pós-graduação.

Outras informações:

Modalidade: presencial
Turno: integral
Duração: 8 semestres (4 anos)
Sede do curso: Campus Samambaia
Entrada no curso: 1º semestre de cada ano
Número de vagas: 30

 

Coordenador
Prof. Douglas Daniel Pereira
designambientes.fav@ufg.br
douglasdaniel@ufg.br

 

Vice Coordenador
Profa. Rosane Costa Badan

Coordenador de estágio
Profa. Viviane de Sousa Cruz e Silva


Secretaria Acadêmica
  • Euler de Oliveira Araújo
  • Gustavo Soares de Castilho
  • Nilauder Guimarães Alves
  • Sibele Aparecida de Melo Fernandes
(62) 3521-1241/ 3521-1127
academica.fav@ufg.br

 

Related Files Size Archive Fingerprint
Projeto de Curso - Design de Ambientes - Grade 2019 2095 Kb 2690266ab22a8f3513f37be2290ac66f
Tabela de Equivalência Grade Nova 2019 - Design de Ambientes 436 Kb 67edf7cc42327836e6bd223dcff83283
Ementas e Bibliografias - Design de Ambientes Grade 2019 458 Kb 5cac82c26dd2a441cb06154719fe73a9
Matriz Curricular Design de Ambientes 262 Kb 5f2682dda6a832f1653eadb1458137a7
Design de Produto/Ambientes - 2024/1 79 Kb d6c64c43d1815db85bde2f8e4720575e
Núcleo Livre - 2024/1 46 Kb 020367b9973acc5ebb50e2da26b7fb6a