Fashion Business

1o UFG FASHION BUSINESS

Evento

https://forms.gle/uQqny4VsJka8AS8T6

: Centro de Eventos da UFG

: 21 a 22 de Outubro 2019

: ufgfashionbusiness@gmail.com

Fashion Business - post

 

O 1o UFG FASHION BUSINESS é um projeto de extensão do curso de Design de Moda veiculado às disciplinas de Projetos 2 e 3, as quais compreendem ao último ano de curso. No intuito de desenvolver trabalhos que proporcionem maior imersão ao mercado profissional, estímulo ao empreendedorismo e inovação, temos como foco principal fomentar negócios criativos em moda. As metodologias usadas foram o Business Model Canvas, voltado para a resolução de problemas, através de técnicas como o pensamento lateral e teorias sobre inovações de incremento e disruptiva. A orientação do projeto foi guiada pelas políticas de inovação da UFG, previstas na resolução CONSUNI, no 11/2018.
Assim, o 1o UFG FASHION BUSINESS apresentará 13 propostas de negócios de moda, na 2a Mostra de Inovação que acontece durante o 16o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX), nos dias 21 a 22 de Outubro de 2019 no Centro de Eventos da UFG, totalmente aberto ao público.

A mostra contará, também, com a exibição em vídeo dos trabalhos realizados na disciplina de Desenvolvimento de Produto, pelos alunos do 5o período, a qual possui como orientação a resolução de problemas de produtos de moda, abordando questões como gênero, inclusão e sustentabilidade.

O propósito do projeto em formato mostra de negócios será uma oportunidade para apresentar à comunidade as possíveis e amplas atuações do campo da moda. O projeto contou com a colaboração do CEI/UFG, Sebrae, alunos dos cursos de Design Gráfico e Design de Ambientes (Coletivo La Luce) e professores dos Cursos de Design Gráfico, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG, CIAR/UFG e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação- PRPI/ UFG.

A troca de expertise de cada área foi estratégica, sendo uma forma de experienciar como os campos de saberes se complementam dentro cadeia produtiva. Sendo assim, o projeto é por natureza e essência colaborativo e interdisciplinar, visando uma maior interação com a comunidade, não somente a acadêmica. A inovação é ação transversal, que permeia as atividades fundamentais e indissociáveis da Universidade, de ensino, pesquisa e extensão, e que envolve novos processos, teorias, serviços e produtos, ou seu melhoramento, resultando em desenvolvimento econômico e social, (CONSUNI, no 11/2018).

Dos projetos:

“Kombi Costura”, proposta de negócio social, de Andressa Araújo, com o projeto itinerante que visa ensinar as práticas de costura e modelagem para comunidades de baixa renda através de um ateliê móvel montando em uma Kombi.

“Mood Fashion Business”, proposta de serviço de Fernanda Pimentel, voltado aos lojistas do pólo atacadista da rua 44, que visa o desenvolvimento de visual merchandising e branding estratégico.

“Fashion Freela”, proposta de serviço de Gadiego de Araújo, que consiste no desenvolvimento de um aplicativo que funcionará como um banco de dados de profissionais da área de moda, para atender a alta demanda por serviços terceirizados do setor.

“Reteliê”, proposta de serviços criados por Iânila Ulchoa e Julieth de Aquino, que propõe um serviço de moda consciente para pessoas físicas e empresas de moda que procuram pelo redesign de peças pessoais e/ou peças de estoque.

“Hiheels”, proposta de Jhonatan Matheus do Couto que consiste em um ateliê de moda sob medida, em formato e-commerce, para atender ao público drag queen e crossdressers.

“Sentido Consultoria”, projeto de Laís Rayane dos Santos, é uma empresa de serviços que une técnicas da psicologia com design de moda, afim de oferecer a partir de um estudo etnográfico a melhor estratégia de produção para as indústrias de moda de Goiás. Os resultados das pesquisas de campos serão interpretados focados na vantagem competitiva de mercado.

“Fashion Bunker”, proposta de Leticia Araújo Correa para uma plataforma streaming focada na assinatura de conteúdos de moda acadêmicos e de mercado a preço popular.

“Ateliê Natalha Cardoso”, proposta de Natalha Cardoso para um ateliê de locação de moda festa para madrinhas e noivas, que visa ampliar o acesso aos tamanhos plus sizes, gestantes e terceira idade, bem como a oferta de estampas personalizadas conforme a demanda dos clientes.

“Nayara Albino ateliê”, projeto de Nayara Albino que propõe uma moda feminina atemporal e sem faixa etária definida. Busca uma maior representatividade das mulheres maduras em publicidades de moda.

“Bargo”, projeto de Roberto Sá, a marca será especializada em casacos, propõe modelagem zero waste (sem desperdício de tecidos), reaproveitamento de tecidos e casacos únicos beneficiados por tecidos inusitados e design de superfície.

“Ilustória”, projeto de Ully Machado e Izabella de Prado é uma proposta de um estúdio de moda focado em estampas personalizadas, a partir das demandas dos clientes e com modelagem feita sob medida para os diversos corpos, em formato e-commerce. Contará também, com a prestação de serviços para empresas de moda que queiram
estampas exclusivas.

“Inove Fashion”, projeto de Tainá do Prado e Yasmim de Almeida é uma plataforma educacional EaD, com venda de pacotes mensais, para treinar estagiários para as indústrias de confecção de Goiás. Os pacotes incluem cursos de aperfeiçoamento em todos dos setores da cadeia produtiva das indústrias que serão ministrados por profissionais que já atuam nas indústrias.

“Coletivo La Luce”, projeto coordenado pela professora Viviane de Souza Cruz e Silva junto com os alunos do curso de Design de Ambientes é um laboratório de luz e cena focado em projetos cenográficos, instalações, eventos, focado na sustentabilidade e soluções criativas.

 

[ATUALIZAÇÃO - 30/09 - 04/10]

 

FASHION BUSINESS - WORKSHOP        FASHION BUSINESS - PALESTRA



Na manhã do dia 21/10
a professora Patrícia Sant’Anna 
irá ministrar o workshop : "Tendências Criativas: como pesquisar, escolher e aplicar na realidade de um negócio de moda". Workshop gratuito e aberto a todos!


No próximo dia 22/10 teremos como convidada palestrante no 1º UFG FASHION BUSINESS, Patrícia Sant’Anna  , Fundadora e CVO (Chief Visionary Officer) da @tendere - Pesquisa de Tendências e Soluções em Negócios Criativos. Esperamos todos no auditório da biblioteca central da UFG , no campus 2. Entrada totalmente gratuita!

 

As inscrições poderão ser feitas no endereço: https://forms.gle/uQqny4VsJka8AS8T6.

 

Fonte: Profa. Lorena Pompei Abdala - Coordenadora do projeto