A FAV oferece os seguintes cursos de graduação:

Artes Visuais Bacharelado: o Curso de Bacharelado em Artes Visuais objetiva propiciar o desenvolvimento da capacidade intelectiva através da arte; despertar e aprimorar a percepção estética, no pensar e no fazer, bem como possibilitar a pesquisa e a extensão em Artes Visuais nos seus desdobramentos e vínculos com a sociedade. O curso divide-se nas habilitações em Artes Plásticas e Design Gráfico.

Artes Visuais Licenciatura: o Curso de Licenciatura em Artes Visuais destina-se à capacitação de professores para elaborar e organizar, com base em princípios filosóficos e metodológicos, conteúdos e práticas de ensino e aprendizagem das artes visuais, para os diferentes níveis da educação básica (ensino fundamental e médio).Este profissional poderá lidar tanto com educação formal quanto não-formal, explorando criticamente a produção artística nas inter-relações entre arte, cultura e educação. O currículo da licenciatura mantém relações teóricas e práticas com a habilitação Artes Plásticas do bacharelado em Artes Visuais, com disciplinas comuns, dando ênfase às práticas artísticas e culturais produzidas em contextos contemporâneos diversos.

Arquitetura e Urbanismo: o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo a formação específica de profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades e aspirações individuais e de comunidades, para conceberem, organizarem e construírem espaços interiores e exteriores, nas escalas do ambiente, da edificação, do urbanismo e do paisagismo.

Design de Ambientes: o Curso de Bacharelado em Design de Ambientes tem por objetivo a formação de profissional apto a organizar micro-ambientes construídos localizados tanto em espaços exteriores quanto interiores, em correspondência com as necessidades sociais e seus condicionamentos. Esta atividade envolve a produção de objetos e soluções em variadas escalas que compõem o ‘habitat’ humano, seja ele destinado ao uso cotidiano ou à refuncionalização de ambientes residenciais, comerciais, institucionais e de prestação de serviços.

Design Gráfico o curso de bacharelado em design gráfico proporciona a formação de um profissional criativo, inovador e com domínio das práticas metodológicas de projetos, vinculados sempre às áreas gráficas, em mídias analógicas e digitais.
O curso explora recursos  de expressão gráfica por meio de disciplinas como ilustração, desenho, fotografia, gravura etc. No que tange à inovação, o curso atua na pesquisa e desenvolvimento de projetos em novas tecnologias de informação e comunicação, oferecendo possibilidades de realização de pesquisas, estágios e participação em projetos de extensão em áreas como interfaces gráficas, tecnologias assistivas, games, entre outros.
Quanto à metodologia, o curso possui uma matriz centrada em projetos em que o aluno desenvolve práticas nas diversas áreas de atuação do designer gráfico, como design editorial, embalagens, sinalização ou identidade visual, por exemplo.

O objetivo do curso é formar para um mercado cada vez mais exigente de profissionais que dominem as novas tecnologias, mas que ainda possuam capacidade criativa na solução de problemas comunicacionais.Design é uma área dinâmica em constante evolução. O designer gráfico se caracteriza pela busca de soluções de comunicação visual em suportes impressos e digitais tendo em vista os aspectos estéticos, funcionais, ergonômicos, simbólicos, sociais, ecológicos e econômicos.

Design de Moda: o Curso de Bacharelado em Design de Moda apresenta disciplinas práticas e teóricas voltadas para o conhecimento de diversos segmentos da atividade, da concepção do produto a sua produção e divulgação para o mercado, favorecendo o diálogo entre criação, tecnologia e gestão. Encoraja o conhecimento artístico e histórico, a sistematização metodológica e a capacidade de reflexão crítica que permitam a produção científica e a elaboração de projetos baseados no desenvolvimento de percepções, conceitos e idéias diferenciadas na área.

Cursos na modalidade a distância:

Licenciatura em Artes Visuais do programa Prolicenciatura: o Prolicenciatura é um projeto que visa a formação de professores da rede pública que já atuam em sala de aula sem ter a formação especifica de Artes Visuais. Assim, o curso é fechado para professores que atendem a essa situação.

Licenciatura em Artes Visuais - do programa UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: a UAB é um curso aberto a todos aqueles que concluíram o ensino médio e desejam a formação docente para a área de artes visuais.

Related Files Size Archive Fingerprint
Ficha de Participação em Atividade Complementar 107 Kb 8f91e253ac07a1d91201966b6914cd8f